Robson Jorge / 1977 - Primeira reedição oficial pela MAR

Quando a Mad About Records reedita um disco, sabemos que vai ser produto de uma luxuosa curadoria. Este disco não é excepção, por isso para nós não só é uma honra podermos contar com o apoio desta editora como é um enorme prazer irmos viajando e aprendendo com os mestres.

Uma das mais importantes figuras de fundo da Brazilian Soul dos anos 70 e 80, o arranjador / produtor / compositor / multi-instrumentista Robson Jorge, em conjunto com o seu parceiro Lincoln Olivetti, definiram o som da época.


Enquanto Olivetti assumiu a maior parte da fama, Robson Jorge foi talvez o mentor da dupla, tendo  influenciado, por exemplo, Tim Maia, mas acabou por ser obscurecido pelos seus problemas com o álcool (que culminariam no seu falecimento precoce). O raro disco Robson Jorge, de 1977, é obra maior e testemunho fiel do seu génio.


Nascido no Rio de Janeiro, começou a tocar violão aos 11 anos, violão esse que pertencia ao seu irmão. Ainda antes de completar 15 anos, já tocava em bailes e participava em sessões de gravação para outros músicos. Em meados dos anos 70, tocou teclados na banda de Tim Maia (Seroma). Mais tarde, naquela década, reuniu-se com o teclista e arranjador Lincoln Olivetti, estabelecendo uma parceria sólida e fazendo músicas gravadas por inúmeros artistas. Robson e Lincoln estavam encarregados de escrever os arranjos para a maioria das grandes estrelas da MPB nos anos 80, o que lhes garantiu fama, dinheiro e duras avaliações críticas que os acusaram de transformar a MPB num pop manhoso. Apesar de toda a sua genialidade, Robson Jorge acabaria por morrer sozinho e esquecido em 1992.


Comentários