Ahmad Jamal - The Awakening


Ahmad Jamal é um gigante do Jazz e The Awakening é, porventura, a sua obra-prima mais icónica. A lendária sessão do trio - gravada em Nova York e lançada pela Impulse! em 1970 - é um álbum essencial e constantemente procurado em vinil, por isso é com enorme prazer que acolhemos a sua reedição pela Be With Records.


Conhecido como “Zen master of Jazz piano”, Ahmad é um dos maiores inovadores do género. Neste disco aventureiro podemos testemunhar a solidificação de um som elegante, cada vez mais seu, conquistando o seu espaço, cheio de cunho próprio. The Awakening mostrou a rapidez dos seus dedos através de composições ricamente melódicas em notável variação. Um orquestrador consumado, sendo os seus próprios arranjos complexos, Jamal foi encorajado aqui pelos seus potentes "sidemen". Apoiado pelo extraordinário timming do baixista Jamil Nasser e pela precisão da bateria de Frank Gant, sentiu-se livre pela confiabilidade da configuração do trio. Livre para manipular a destreza rítmica com intricada harmonia, Jamal executou brilhantemente não só composições orientadas ao groove escritas por ele mesmo, como também maravilhosas interpretações de faixas de Herbie Hancock, Oliver Nelson e António Carlos Jobim.

É impossível falar de The Awakening sem reconhecer a sua marca indelével na golden-age do Rap. Este álbum ajuda a definir a cultura do hip-hop. Produtores do mais alto calibre recorreram a samples deste disco atemporal, fornecendo assim uma base sólida para algumas das suas faixas mais lendárias. De facto, tanto o experimental “DJ Premier In Deep Concentration” quanto o seminal “Change” de Shadez Of Brooklyn utilizaram a faixa-título de álbum para atingir um resultado impressionante.
A melancolia de "I Love Music" foi utilizada por Pete Rock para o crucial "The World Is Yours" de Nas, enquanto, ao longo de um refrão mais abstrato da mesma faixa, Jeru memoravelmente entregou o seu ultimato "Me or The Papes". Em Chicago, No I.D. elevou a inigualável “Resurrection” de Common ao levantar um riff preciso da interpretação de “Dolphin Dance” de Jamal, enquanto a hipnótica “Renaissance” dos All Natural's deve tudo às teclas em loop do tema “You're My Everything ".


Com ousada beleza e paciente graça, Ahmad Jamal toca piano de forma diferente de todos os outros. Foi uma grande inspiração para Miles Davis e influenciou o modo como Wynton Kelly se apresentou em Kind of Blue. Na sua autobiografia, Miles descreve a sensação de estar impressionado com o dinâmico “conceito de espaço de Jamal, a sua leveza de toque [e] seu eufemismo”. Esta frase, ainda por cima vinda de Miles,  resume com mestria o porquê de The Awakening ser um disco eternamente louvado.

Nesta edição, o disco é apresentado numa capa gatefold, com a tão sedutora arte original, juntamente com as notas da capa original. A remasterização garante que os sons são majestosos e, pela primeira vez, foram prensados em 180g do mais puro vinil.

TO READ IN ENGLISH, PLEASE CLICK HERE






Comentários