Disco SUB-GROOValorizado #1 -> The Staples - Pass It On


Há por aí milhares de discos que merecem muito mais atenção do que a que lhe foi dada. Por um ou outro motivo passaram ao lado do radar do grande público, o que não quer dizer que não transbordem qualidade e bom gosto. Tal é o caso deste Pass It On, de 1976, ano prolífico na produção musical.

Depois do sucesso que tiveram em 1975 com "Let's Do It Again" (banda-sonora do filme com o mesmo título), na Curtom, editora de Curtis Mayfield, os The Staple Singers decidiram convidar Curtis para produzir o seu álbum de 1976, primeiro de três gravados para a Warner Bros. Durante estes três álbuns, encurtaram o nome para The Staples, regressando ao seu antigo nome em 1980.

O problema deste álbum talvez tenha sido a ausência de um grande, ou melhor, orelhudo single, mas todo ele é destilação da melhor Soul+Funk+Gospel+Disco, fórmula que Curtis tão bem dominava. A presença do som deste senhor de Chicago faz-se notar ao longo de todo o disco, com arranjos próximos do seu Move On Up, mantendo assim a fasquia bem alta e aguçando o apetite para cada tema. Pops, Mavis, Yvonne and Cleotha entregam-se de alma e coração, deixando neste disco algumas das suas mais intensas interpretações vocais, incluindo incursões a um lado mais "nasty", área nunca antes explorada por este grupo familiar.

Enfim, não sendo monumental é certamente um disco consistente, muito bem produzido que se ouve - e dança - extremamente bem de ponta a ponta. No fundo, não se pode pedir muito mais a um disco do que isto.



Comentários