TRIBE – HOMETOWN: DETROIT SESSIONS 1990-2014

“Este disco fará parte do eterno impacto que o colectivo Tribe teve na nossa cultura, nas nossas esperanças e possibilidades.” disse Herb Boyd.

E é assim que começa a apresentação do lançamento deste disco absolutamente indispensável para qualquer fã dos trabalhos deste colectivo de Detroit.



“We had a lot of balls back in those days”, palavras de Wendell Harrison, um dos fundadores da Tribe. "Those days" eram os inícios dos anos 70 e, não sendo esse o período abordado neste disco, os propósitos da Tribe mantiveram-se.


A Strut e a Art Yard apresentam a primeira compilação que reúne as gravações da era moderna de Tribe, o aclamado colectivo de jazz independente de Detroit.


A compilação, de nome "Hometown" coloca os holofotes numa era posterior da Tribe and Rebirth Inc., com gravações raras e inéditas dos WenHa / Rebirth Studios de Harrison e da SereNgeti Gallery And Cultural Center. Entre muitos destaques, Harold McKinney e a sua família de músicos "McKinfolk" contribuem com a pulsante 'Wide And Blue' e a celebração da dança 'Juba'; Phil Ranelin refaz seu clássico 'He The One We All Knew'; O poeta Mbiyu Chui (Williams Moore), a pianista Pamela Wise e o percussionista Djallo Djakate acendem o intransigente 'Ode To Black Mothers' e o grito de guerra de 'Marcus Garvey': “Se nos encontrarmos, surpreenderemos o mundo”. evoca o poder e a majestade do juju em 'Conjure Man'.

"Hometown" vem como gatefold de 2LPs e um digipak 1CD totalmente remasterizado pelo Technology Works a partir das gravações da sessão original. Ambos os formatos incluem notas exclusivas de capa do jornalista Herb Boyd com fotos raras do arquivo pessoal de Wendell Harrison. 

Comentários