TRIBE – HOMETOWN: DETROIT SESSIONS 1990-2014
E é assim que começa a apresentação do lançamento deste disco absolutamente indispensável para qualquer fã dos trabalhos deste colectivo de Detroit.
“We had a lot of balls back in those days”, palavras de Wendell Harrison, um dos fundadores da Tribe. "Those days" eram os inícios dos anos 70 e, não sendo esse o período abordado neste disco, os propósitos da Tribe mantiveram-se.
A Strut e a Art Yard apresentam a primeira compilação que reúne as gravações da era moderna de Tribe, o aclamado colectivo de jazz independente de Detroit.
A compilação, de nome "Hometown" coloca os holofotes numa era posterior da Tribe and Rebirth Inc., com gravações raras e inéditas dos WenHa / Rebirth Studios de Harrison e da SereNgeti Gallery And Cultural Center. Entre muitos destaques, Harold McKinney e a sua família de músicos "McKinfolk" contribuem com a pulsante 'Wide And Blue' e a celebração da dança 'Juba'; Phil Ranelin refaz seu clássico 'He The One We All Knew'; O poeta Mbiyu Chui (Williams Moore), a pianista Pamela Wise e o percussionista Djallo Djakate acendem o intransigente 'Ode To Black Mothers' e o grito de guerra de 'Marcus Garvey': “Se nos encontrarmos, surpreenderemos o mundo”. evoca o poder e a majestade do juju em 'Conjure Man'.
"Hometown" vem como gatefold de 2LPs e um digipak 1CD totalmente remasterizado pelo Technology Works a partir das gravações da sessão original. Ambos os formatos incluem notas exclusivas de capa do jornalista Herb Boyd com fotos raras do arquivo pessoal de Wendell Harrison.
Comentários
Enviar um comentário