The Contemporary Jazz Quintet – Location

No seguimento da reedição do fantástico "Saturday Night Special", clássico absoluto de Lyman Woodard e de "Live n' Well" de Byrt Myrick - que conta com o mítico tema Scorpio's Child - a BBE continua a explorar os cofres da Strata, desta vez lançando "Location", dos The Contemporary Jazz Quintet.

Trabalhando em conjunto com a 180 Proof de Amir Abdullah, a BBE está prestes a desenterrar um fluxo constante de pérolas difíceis de encontrar ou que nunca tinham sido ouvidas fora dessa comunidade de curta duração, mas consistentemente inovadora, que foi a Strata. O próximo álbum é The Contemporary Jazz Quintet (CJQ), recentemente descrito pela revista Jazzwise como “um dos segredos mais bem guardados do jazz”. Essa declaração chegou através de uma revisão à sua única gravação para a Blue Note Records -
"Introducing Kenny Cox and The Contemporary Jazz Quintet"
- um álbum gravado em 1968.



Quatro anos se passaram antes de o CJQ lançar outro álbum. "Location" seria lançado na editora do próprio Kenny Cox, ou seja, pela Strata. Liderado por Kenny Cox no piano e no piano elétrico, o quinteto também apresenta Charles Moore em flugelhorn, trompete e percussão - uma figura extremamente influente na cena de Detroit - juntamente com o guitarrista e parceiro da Motown, Ron English. Estas cinco faixas mostram o conjunto depois de ter deixado a sombra do som de Miles Davis dos anos 60, partindo para uma forma de arte mais musculada e explosiva. Desde a abertura apropriadamente intitulada de "Bang" ao expansivo tema de treze minutos "Inner Beckoning", "Location" oferece uma sensação de reflexão incansável e resistência teimosa que caracterizou o alvorecer dos anos setenta na cidade do automóvel.






Comentários